MISSÃO

O CEMUP é um Centro Funcional da Universidade do Porto, que tem por objetivos o apoio à investigação e desenvolvimento e à formação científica e técnica na área dos materiais, de qualquer natureza, servindo os diferentes departamentos e centros de investigação da Universidade do Porto, e de outras universidades, instituições públicas e privadas, e empresas.

O CEMUP reúne meios avançados de caracterização física, química e microestrutural de materiais, de preparação

 de amostras e elaboração de materiais em condições controladas, capazes de dar resposta a problemas de ordem científica e técnica que se apresentam aos investigadores na área dos materiais.

O CEMUP opera num quadro de cooperação entre a Universidade os Laboratórios e Centros de Investigação e a Indústria, e  coloca os seus laboratórios à disposição das equipas de investigação e dos técnicos da indústria, promovendo também a realização de ações de formação científica e técnica de quadros de nível superior.

A criação do CEMUP resultou do esforço conjunto de investigadores da Faculdade de Engenharia - nomeadamente dos Departamentos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Mecânica - e da Faculdade de Ciências - nomeadamente o Departamento de Física - e de outros grupos de investigação, e pretende dar resposta à necessidade de técnicas avançadas de caracterização de materiais, apenas possíveis de implementar em condições de rentabilidade, na forma de meios tecnológicos de utilização comum.

 

ATIVIDADE
  1. Apoio a projetos de investigação no âmbito da Universidade e do Sistema Científico e Tecnológico

  2. Atividades de formação, compreendendo:

    • o apoio à formação avançada: PhD e MSc

    • cursos de curta duração e seminários

    • cursos de formação e credenciação para utilização direta dos laboratórios

    • apoio a actividades curriculares na universidade

     

  3. Prestação de serviços tecnológicos e de consultadoria a empresas industriais e de serviços, diretamente ou em cooperação com outros laboratórios